Como aprender mais sobre queijos com um clube de assinaturas? Entenda!

6 minutos para ler

O queijo traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, pois ele contém proteínas, cálcio e probióticos que auxiliam no bom funcionamento do intestino. No entanto, no mercado há diversos tipos de queijos, alguns mais suaves e outros mais fortes, que podem ser uma combinação perfeita para bebidas como vinho e cerveja. Mas, para isso, é fundamental aprender sobre queijos para fazer a escolha certa.

A princípio é importante saber para qual finalidade pretende utilizar o queijo, pois cada tipo tem suas próprias características que devem ser consideradas, como acidez, textura e intensidade. O ideal é optar por uma variedade com pedaços pequenos e experimentar inserir no cardápio antes de servir.

Diante desse cenário, preparamos este post com os mais variados tipos de queijos e suas combinações para que você saiba mais sobre o assunto e acerte na escolha. Continue lendo e confira!

Quais são os tipos de queijos e suas principais combinações?

Receber os amigos e proporcionar queijos como aperitivos é uma excelente ideia para quem gosta de apreciar este tipo de programa. Porém, na hora de escolher o tipo para degustação, algumas dúvidas surgem, afinal, queremos causar a mais perfeita harmonia de sabores e impressionar os convidados. Para isso, vale aprender sobre queijos, entender os tipos preferidos e as suas principais combinações.

Queijos azuis

Este tipo de queijo tem um aspecto visual que pode causar certo receio de imediato. Isso porque, para que o processo de cura seja feito, o queijo não é totalmente prensando, fazendo com que em seu interior haja proliferação de fungos azuis, conhecido como Penicillium Roqueforti. Mas não se engane, são eles que oferecem o sabor picante e intenso ao queijo que pode ser utilizado em sopas, pastas e tira-gosto, como Stilton, Gorgonzola e Roquefort.

Devido os queijos azuis apresentarem um sabor salgado e mais forte, os vinhos e cervejas com certa doçura fazem uma excelente harmonização para compensar e aprimorar a degustação. O vinho proporciona o contraste, equilibrando o sabor intenso, enquanto a cerveja e sua potência alcoólica e dulçor aniquila o salgado do queijo. Os mais recomendados são vinho de sobremesa e Porto, e cervejas Belgian, Strong Golden Ale, entre outros.

Queijos brancos

Geralmente, são queijos produzidos a partir do leite pasteurizado, sem passar pela maturação e deixando praticamente sem sal, mas com sabor suave que pode ser incorporado em sanduíches e saladas, tendo os principais como Cotagge, Ricota, Minas, Chèvre, Mascarpone e Feta.

Vinhos do tipo Sauvignon Blanc são cítricos e indicados para essa combinação por ajudar a diminuir a cremosidade e a gordura destes tipos de queijo. Já as cervejas leves e com certa acidez harmonizam-se muito bem, como as Pilsen e Saison.

Queijos macios e suaves

Neste, a principal característica é a textura cremosa no interior por conta de seu grau razoável de umidade. O sabor suave se dá no processo de cura, onde periodicamente a casca é lavada para evitar bolores. No entanto, este tipo de queijo também pode ser encontrado para comercialização revestido por mofo branco, chamado de Penicillium Candida como Brie e Camembert, que podem ser utilizados em receitas e oferecidos como petiscos.

Por ser um queijo sutil, o vinho e a cerveja também devem ter o mesmo aspecto. Um vinho tinto leve ajuda a realçar o sabor e não sobressai muito. Já a cerveja do tipo Saison, Fruit Beer, trazem a acidez e um final seco que complementa a harmonização.

Queijos média cura

Com uma coloração mais amarelada, os queijos média cura tem uma maturação lenta e pouca umidade. Em seu processo, o soro é eliminado antes de iniciar a cura para oferecer um sabor mais expressivo e bem definido, incorporados em sanduíches e petiscos, como os queijos Cheddar, Raclete, Fontina e Édam.

A harmonização perfeita e interessante é com o uso do vinho espumante, pois o sabor forte e a textura cremosa desses queijos combinam com a acidez desse tipo de bebida. A cerveja é uma clássica combinação com o teor alcoólico leve e a presença do malte, que deixam um sabor irresistível nessa categoria de queijos, como o Blond Ale e a Imperial IPA.

Queijos bem curados

Um processo de cura que pode levar anos deixa os queijos bem curados com texturas granuladas e sabores marcantes. Para isso, o queijo é elevado a altas temperaturas e prensagem para eliminar os líquidos, podendo oferecer certa crocância, sabor intenso e adocicado, sendo ótimo para ralar ou utilizar em recheios de sanduíches. Os mais conhecidos são Pecorino, Parmesão, Comté e Grana Padano.

Para esses queijos duros, uma boa pedida é o uso de vinhos mais encorpados, como Malbec e Cabernet. Já as cervejas com bom corpo, alto teor alcoólico e com leve dulçor tornam uma bela e equilibrada combinação, como Belgian Strong Ale, Doppelbock, entre outras.

Aprender sobre queijos e suas combinações não é uma tarefa fácil, pois, como visto, existem inúmeras variedades e tipos. Além disso, é preciso manter-se atento quanto à forma de servir, afinal, em dias mais quentes, os queijos leves podem apresentar uma melhor combinação, enquanto no inverno aqueles mais intensos e fortes tendem a ser os mais requisitados. 

Ainda para ter uma experiência mais interessante e positiva, exponha os tira-gostos em uma tábua de vidro ou de madeira e sirva com a bebida escolhida em temperatura adequada. Assim, é uma forma de aprender sobre queijos e, provavelmente, você vai impressionar os convidados e ter diversos encontros gastronômicos.

Mas, se quer acertar definitivamente, vale apostar em um clube de assinatura, que por apenas um plano mensal você pode receber em sua residência uma seleção de vinhos, geleias e queijos de pequenos e médios produtores do Brasil que atuam de maneira exclusiva para isso.

O clube de produtos artesanais aTábua traz diversas formas de aprendizado, sendo uma ótima opção para conhecer os tipos de queijos e suas harmonizações na prática. Quer saber mais? Então clique aqui faça a assinatura do clube e receba todo mês, na comodidade da sua casa, uma maravilhosa harmonização surpresa para juntar seus amigos e familiares para uma ótima experiência.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário